Participantes de 24 estados discutiram formas capazes de garantir diversidade e pluralidade de gênero, raça, etnia e orientação sexual no conteúdo midiático
O olhar das mulheres sobre a I Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) foi um dos principais temas discutidos nos grupos de trabalho do Seminário Mulher e Mídia, que ocorreu entre os dias 6 e 8 de novembro, no Hotel Novo Mundo, no Rio de Janeiro. O evento, que está na sexta edição, teve como objetivo fomentar um espaço de debate e construção de propostas para a Confecom, estimulando a produção e difusão de conteúdos não discriminatórios e não estereotipados pela mídia.
O seminário é uma realização da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), do Instituto Patrícia Galvão e do Fundo das Nações Unidas para o Desenvolvimento da Mulher (Unifem) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
A ministra Nilcéa Freire, da SPM, participou da mesa de abertura ao lado de Junia Puglia, do Unifem e Jacira Melo, do Instituto Patrícia Galvão. O tema discutido foi o seminário como espaço de construção de propostas para a Confecom e o significado do Mulher e Mídia.
Na ocasião, Nilcéa disse que esta edição do evento foi mais madura por sintetizar os conhecimentos das edições anteriores. “Ao longo dessas seis edições fomos nos capacitando. Esse conjunto diverso de mulheres que vem aqui ganhou um acesso a novos conteúdos, a novas discussões e que hoje isso pode ser refletido na atuação cotidiana dessas mulheres que compõem redes sociais, organizações,governos’, explicou.
Nos três dias de discussão, trocas de conhecimentos e exposição de desejos para um acesso mais justo e um consumo consciente dos produtos da comunicação, foi elaborado um documento com propostas a serem levadas para a Confecom, das quais se destacam a comunicação como um direito e como meio de participação popular. As participantes também destacaram a necessidade de se construir políticas públicas que promovam a apropriação das novas tecnologias pelas mulheres, estimulem a produção e difusão de conteúdos não discriminatórios e não estereotipados, valorizando as dimensões de gênero, raça, etnia, orientação sexual, idade; promovam valores colaborativos e a produção compartilhada de conteúdo pelas mulheres.
A I Conferencia Nacional de Comunicação acontece no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília no dias 14, 15, 16 e 17, com o tema Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital”.
Veja na íntegra a sistematização de propostas para Confecom
Fonte: Secretaria de Políticas para as Mulheres