Nestes dois últimos anos, 2008 e 2009, a Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB), o Centro Feminista de Estudos e Assessoria – CFEMEA (Brasília) e o SOS Corpo (Recife) realizaram dois seminários com o título: As mulheres na democratização da gestão pública e Projeto Político Feminista, reunindo conselheiras, gestoras e ativistas dos movimentos feministas. Nesse dois momentos, foram discutidas estratégias para a atuação das feministas nos Conselhos, nos organismos do Executivo e nos movimentos sociais.
Com base no que foi debatido e a partir da experiência política das feministas, o CFEMEA (veja o vídeo/entrevista sobre o Cfemea)está terminando a preparação de um conjunto de materiais que serão lançados no início do próximo ano visando à formação política das feministas que atuam em organismos de gestão pública e em conselhos e ao aprofundamento de práticas de gestão.
Será publicado um livro e preparado um CD-ROM, que estarão abrindo um curso (com muita interatividade) oferecido pela Universidade Livre Feminista (www.feminismo.org.br).
A intenção do curso é facilitar a aplicação do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, a partir de um olhar feminista. Haverá vários fóruns de discussões, que chamados Rodas de Conversa na Universidade Livre Feminista , uma biblioteca de apoio, com documentos legais, textos e relatórios; a TV Feminista será usada para a difusão de vídeos com entrevistas e debates, e também teremos aulas (produzidas como resultado de debates).
Tudo isso de forma interativa e acompanhando cada uma das participantes, incentivando-as a expor suas dificuldades e a refletir e articular de forma coletiva maneiras para enfrentar e superar os problemas.
Acompanhe tudo na área de cursos da Universidade Livre Feminista: https://ulfa.org.br/moodle