Adital – A partir de hoje, 3, até o dia 5 de setembro, o Fórum de Mulheres de Pernambuco promoverá mais uma Caravana Feminista, a terceira deste ano de 2009. Desta vez, 100 mulheres do município de Afogados de Ingazeira, sertão do Pajeú, no estado brasileiro de Pernambuco, serão as protagonistas de amplas discussões sobre violência. O encontro acontecerá na Universidade da região.
“O objetivo do evento, além de discutir sobre a violência contra a mulher, é fortalecer o movimento local de mulheres e mostrar a relevância do Fórum”, explica Sueli Valongueiro, coordenadora do Forum de Mulheres de Pernambuco e membro do Comitê Político de Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB).
Durante três dias, mulheres de 17 municípios do Sertão do Pajeú participarão de plenárias, rodas de conversas e trabalhos em grupos para discutir assuntos como gênero, saúde reprodutiva, trabalho e organização do movimento. Segundo Sueli, a falta de informação é um dos principais problemas relatados por mulheres de várias regiões por onde a Caravana tem passado.
A programação teve início hoje com uma roda conversa sobre violência contra a mulher. Já à tarde, foi realizado um debate com conversas temáticas sobre violência contra as mulheres e sexualidade, racismo e o mundo do trabalho. O dia de amanhã, sexta-feira (4), guarda um momento importante: uma conversa com o prefeito, um representante da Câmara dos vereadores, um promotor de justiça, um delegado e representantes da Secretaria de Saúde e da Secretaria da Mulher de Iguarací.
Ao final do evento, as mulheres dão seu testemunho e falam sobre a importância deste momento de conversas e discussões proporcionadas pela Caravana. “Quando as participantes dão seu depoimento, elas falam principalmente sobre a solidão e falta de informação. Elas saem fortalecidas e prontas para o enfrentamento à violência”, comenta Sueli.
As mobilizações pelo fim da violência precisam se intensificar. Segundo dados do monitoramento feito pelo Forum de Mulheres de Pernambuco o número de assassinatos de mulheres no Estado cresceu. De janeiro a agosto foram registrados 193 assassinatos. De acordo com o Departamento de Polícia da Mulher (DPMUL), até julho deste ano foram 171 casos, já no mesmo período do ano passado foram registrados 161.
Para conter todo tipo de violência e conscientizar ainda mais mulheres, no sábado (5), as participantes da Caravana sairão para as ruas de Afogados de Ingazeira em mais uma ‘Vigília Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres’. Com cartazes, faixas e pipas denunciarão os casos de assassinatos de mulheres no Estado.
Caravanas 2009
A primeira caravana de 2009 aconteceu em Palmares, na Mata Sul de Pernambuco. Na ocasião, as mulheres realizaram uma Vigília pelo Fim da Violência Contra as Mulheres em reivindicação a uma Casa Abrigo e a Delegacia da Mulher Regional. A segunda parada aconteceu em Ouricuri, no Sertão do Araripe, de 15 a 17 de abril e contou com a realização de uma Audiência Pública, que reuniu representações do poder público. Após a terceira parada, em Afogados de Ingazeira (PE), a Caravana seguirá em outubro para a Zona da Mata do estado.
Mais informações no blog http://forumdemulherespe.blogspot.com