Adital – Com o objetivo de transmitir valores de equidade e respeito às diferenças, amanhã terá início a campanha a favor da equidade de gênero na Universidade Nacional Autônoma do México (Unam). A campanha de sensibilização pretende propiciar uma mudança cultural no interior da comunidade universitária e promover uma transformação positiva nas relações de gênero, com a inclusão de temas como a igualdade de oportunidades, a autonomia das mulheres e o uso de uma linguagem não-sexista.
Durante a cerimônia de inauguração da campanha – que o Programa Universitário de Estudos de Gênero (Pueg) coordena – sairão 10 pumabuses [sistema de transporte interno e gratuito oferecido pela Universidade] rotulados da estação do Metrô Universidade para iniciar um percurso por distintos pontos do circuito universitário, onde se instalarão oficinas e módulos de informação.
Estas ações, que acontecerão até 30 de junho do presente ano, formam parte dos trabalhos do projeto de Institucionalização e Transversalização da Perspectiva de Gênero na Unam, um projeto de equidade do Programa Universitário de Estudos de Gênero (Pueg).
Cabe recordar que o Projeto de Equidade na Unam começou em 2004 como um processo de longo alcance que prevê a pesquisa, a docência, a extensão, a vinculação e a difusão. Está focado a incorporar a perspectiva de gênero nas estruturas universitárias, assim como na cultura institucional.
Entre outros objetivos, informar algumas problemáticas de gênero identificadas nos achados de pesquisas realizadas pelo Pueg, entre as que se destacam: a segregação em carreiras e atividades – que ainda persistem como espaços próprios de um ou outro sexo -, e a pouca participação das mulheres em postos e funções de alta hierarquia.
Também a tensão entre o âmbito laboral ou escolar e o familiar – o impacto das atividades do âmbito doméstico nas trajetórias escolares, acadêmicas e trabalhistas das mulheres -, a moléstia sexual, assim como o sexismo na linguagem coloquial e institucional, entre outras condições comuns que enfrentam as mulheres no âmbito universitário e no mercado de trabalho, em geral. A campanha constará de três momentos diferentes segundo o eixo temático e é dirigida à população acadêmica, estudantil e administrativa da Unam.
A notícia é de Cimac